obituário

Morreu a professora Rosane Manica Rizzi Cattani

Foto: Arquivo Pessoal

Rosane Manica Rizzi Cattani, 71 anos, nasceu e foi criada em Santa Maria, junto às irmãs Beatriz, Dóris e Carmem. Ela estudou no Colégio Sant'Anna e fez aulas de canto no Conservatório Santa Cecília. Durante mais de quatro décadas, a professora foi casada com o advogado Carlos Cattani, 68 anos. O casal teve quatro filhos: Maria Fernanda, 39, Maria Augusta, 37, e os gêmeos Carlos Frederico e Carlos Henrique, 36. Deles, a santa-mariense ganhou os netos Vicente Henrique e Liz.

Em 1974, Rosane se graduou na Faculdade de Meios de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Em 1975, ela ingressou na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) como docente do departamento de Comunicação Social, sendo uma das primeiras professoras contratadas para atuar nos cursos da área e uma das fundadoras da Seção Sindical dos Docentes da UFSM.

Em 1989, Rosane concluiu o mestrado em Extensão Rural pela UFSM e, em 2002, o doutorado em Antropologia em Buenos Aires. Mesmo com intensa produção científica, principalmente em temas ligados à adolescência, rualização, marginalização, violência, pobreza e imaginário social, Rosane se dedicava à outra paixão, a música. Com talento adquirido no período em que frequentou o Conservatório Santa Cecília, segundo o filho Carlos Frederico, ela tinha o ouvido absoluto, reconhecendo com facilidade as notas musicais.

Ainda conforme Carlos Frederico, a mãe tocava vários instrumentos, como piano, acordeon e percussão. O marido Carlos conta que ela cantou em diversas cidades do Estado, inclusive em Porto Alegre, no Theatro São Pedro.

Foto: Arquivo Pessoal

Rosane se aposentou no final dos anos 1990. No início dos anos 2000, mudou-se para a Serra, onde foi professora convidada da Universidade de Caxias do Sul.

Maria Fernanda diz que a educação foi o principal legado deixado por Rosane:

- Seguimos na área acadêmica por influência dela. A mãe nos ensinou a persistir e sempre priorizou os nossos estudos.

Carlos Frederico acrescenta que os conhecimentos acadêmicos da professora também foram passados para os filhos.

Rosane Manica Rizzi Cattani morreu em 13 de julho de 2019, vítima de câncer. Ela foi cremada no Crematório São José, em Caxias do Sul.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morreu a dona de casa Deolinda Beltrame Pascottini Anterior

Morreu a dona de casa Deolinda Beltrame Pascottini

Morreu a dona de casa Amélia Rigue Dutra Próximo

Morreu a dona de casa Amélia Rigue Dutra